10 de outubro - Dia Mundial da Saúde Mental
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. São um tratamento adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos, conforme as necessidades de cada caso.
O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica. É uma modalidade que investe na prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes.
Os recursos para as PICS integram o Piso da Atenção Básica (PAB) de cada município, podendo o gestor local aplicá-los de acordo com sua prioridade.
Alguns tratamentos específicos, como acupuntura, recebem outro tipo de financiamento, que compõem o bloco de média e alta complexidade.
O Município também pode instituir sua própria política, considerando suas necessidades locais, sua rede e processos de trabalho.
Professor Alexandre XERÉU
Vereador
Presidente da Comissão de Educação
Relator da Comissão de Saúde
Líder de Governo