23 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

23Março2022

23 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

De acordo com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), apesar de o câncer ser raro em crianças, ele é a causa de morte mais frequente nesta idade, só ficando depois de acidentes e de doenças infecciosas. O câncer não é uma doença contagiosa. Na maior parte dos casos, não se sabe por que uma criança desenvolveu um tumor. Sabe-se que, em geral, as crianças não herdam o câncer dos pais e nem nascem com ele.

O intuito do presente projeto é fortalecer o debate junto à sociedade, ampliar o conhecimento, ativar a necessidade de uma Educação em Saúde, e prevenir e combater a doença, em nossos filhos (as), sobrinhos (as) e netos (as). Há diversas entidades que promovem essa discussão, até mesmo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), ligando ao Ministério da Saúde.

Professor Alexandre XERÉU
Vereador
Presidente da Comissão de Educação
Relator da Comissão de Saúde
Líder de Governo